sexta-feira, 12 de junho de 2009

Alerta

Ao ler a crónica sempre apetecível do meu amigo Adelino, não quis ficar indiferente aquilo que ele chama de uma nova realidade. Pois bem, a situação que falas não é nova realidade! é a realidade. Quando treinamos para a Maratona treinamos a resistência 95% e a intensidade 5% daí que o que está em causa é a intensidade. Convém lembrar que o mesmo treino não teve influência nesta prova, mas esta prova tem influência no ritmo de treino que estas a fazer e é por aí que deves pensar, já agora convém lembrar que qualquer atleta que anda a treinar para a Maratona é comum dizer na primeira 1/2 hora,
que ainda agora comecei o treino e já estou todo roto, a verdade é que depois continua o mesmo vai até as 2h e tal e acaba cheio de força.

<> Não vence quem não tem fé
Força bruta, nem sempre convém
A inteligência é
A força que mais força tem. <>
F.Gravito
Artigo (quase) Técnico 2
Maratona
A duração e a intensidade de uma prova de Maratona são tais que esgotam as reservas de energia dos corredores. O atleta não pode restaurá-la durante a corrida e tem limitada a (capacidade aérobica) é principalmente o esgotamento do glicogénio muscular que limita a capacidade do desempenho do maratonista. A quantidade de glicogénio disponível varia, dependendo da dieta,
isto é o, equivalente a 1300 calorias por cada kg de músculo, enquanto que são necessárias 2500 calorias para cobrir os 42 km. O resto da energia necessária aos músculos em actividade tem que vir do metabolismo de uma grande quantidade de ácidos gordos.
É conhecido no entanto, que esta combustão é mais lenta, assim como também necessita de mais oxigénio e apenas se pode fazer na presença de açúcar. Portanto uma fraca resistência, isto é uma menor eficácia durante a corrida, vem de um esgotamento progressivo de açúcar. Daí que uma das mais importantes caractersticas de treino do Maratonista é seguir um método que ensine os seus músculos a queimar uma maior % de gordura e desse modo reservar uma boa quantidade de açúcar para a última parte da corrida.

2 comentários:

  1. Amigo Gravito.
    Obrigado pelo interesse demonstrado e pelas dicas sobre o estado físico e psíquico para a Maratona e a minha adaptação à nova realidade quando confronto os novos treinos,os actuais, e as provas que entretanto vou fazendo,mais curtas.
    Nos treinos que já fiz acima das 2,45h o organismo já reagiu de diferentes formas, penso que tem a ver com o artigo técnico que mencionas, tenho estado particularmente atento ao consumo de líquidos quando necessário, mas confesso,se calhar erradamente, que tenho resistido na ingestão de líquidos com muita frequência, pela simples razão que o 1º e único abastecimento do Trail só está aos 28,5kms e até lá temos de ser auto-suficientes.
    Mas prometo que vou estar mais atento ao problema.
    Então aí vai um abraço e até Domingo na Mealhada.

    ResponderEliminar
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Muito bom esse seu relato Francisco com certeza vai nos ajudar muito ainda mais que irei correr a maratona neste domingo...
    Obrigado por compartilhar conosco as suas experieências.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderEliminar