segunda-feira, 29 de junho de 2009

Resistência

Maratona, por volta dos 27 km ( França )
fiquei em 2º lugar
2h17´17" a seguir
a um Quêniano 2h17´13"

A Resistência
Artigo (quase técnico) 2

Para construir uma casa tem que estar presente: Areia, Cimento, Ferro, Tijolos e Telhas.
Isto só para falar no mais importante, mas com estes 5
elementos temos que saber coloca-los nos seus devido lugar e em seu tempo.
Quando um atleta ganha uma prova, de certeza que ele não fez qualquer coisa, de qualquer maneira, em qualquer altura.

Para se fazer um atleta é necessário também: Resistência, Flexibilidade,Técnica, Força, e Velocidade.
Posto isto temos então o tal dilema da construção da casa, na presença destes 5 elementos fundamentais eles terão então que ser bem colocados
sob pena de não haver evolução, ou ainda de ser confrontado com enumeras lesões, assim a:
Resistência - é a capacidade de realizar trabalho muscular com uma dada intensidade e durante um determinado período de tempo, e tem como objectivo em competição retardar o aparecimento da fadiga. Exemplo 2 atletas iguais em competição o que lhe aparecer mais depressa a fadiga de certeza que irá ter mais problemas.
Tipo de carga extensiva:Metodo de carga e duração - treino continuo (endurânce) até 2h30 ou mais conforme objectivos.
Metodo Alternado - a velocidade varia segundo o plano previamente elaborado, não existem Int. mas sim recuperações activas que em meu entender são as mais eficazes.
Fartlek - para mim o melhor metodo de treino. Para quem já foi atleta e também para todos os veteranos. Este jogo consiste em alternar a corrida rápida com a corrida lenta ou até mesmo marchar, em distâncias variadas e ao critério do atleta. A carga extensiva dá mais estabilidade no rendimento do atleta do que a carga intensiva, este metodo é proveniente da Suécia e foi inspirado nas brincadeiras das crianças no seu dia a dia.
Portanto a partir da resistência temos bases para avançar com outros metodos. É como quem primeiro lavra a terra, só depois pode começar a semear e finalmente colher.
Obs: Estes exemplos que dou visa tornar mais fácil o entendimento, já que por vezes, a explicação é tão cientifica que depois não se percebe nada, e para mim o que interessa, não é tanto o que sei, mas o que consigo explicar. Continua









sexta-feira, 12 de junho de 2009

Alerta

Ao ler a crónica sempre apetecível do meu amigo Adelino, não quis ficar indiferente aquilo que ele chama de uma nova realidade. Pois bem, a situação que falas não é nova realidade! é a realidade. Quando treinamos para a Maratona treinamos a resistência 95% e a intensidade 5% daí que o que está em causa é a intensidade. Convém lembrar que o mesmo treino não teve influência nesta prova, mas esta prova tem influência no ritmo de treino que estas a fazer e é por aí que deves pensar, já agora convém lembrar que qualquer atleta que anda a treinar para a Maratona é comum dizer na primeira 1/2 hora,
que ainda agora comecei o treino e já estou todo roto, a verdade é que depois continua o mesmo vai até as 2h e tal e acaba cheio de força.

<> Não vence quem não tem fé
Força bruta, nem sempre convém
A inteligência é
A força que mais força tem. <>
F.Gravito
Artigo (quase) Técnico 2
Maratona
A duração e a intensidade de uma prova de Maratona são tais que esgotam as reservas de energia dos corredores. O atleta não pode restaurá-la durante a corrida e tem limitada a (capacidade aérobica) é principalmente o esgotamento do glicogénio muscular que limita a capacidade do desempenho do maratonista. A quantidade de glicogénio disponível varia, dependendo da dieta,
isto é o, equivalente a 1300 calorias por cada kg de músculo, enquanto que são necessárias 2500 calorias para cobrir os 42 km. O resto da energia necessária aos músculos em actividade tem que vir do metabolismo de uma grande quantidade de ácidos gordos.
É conhecido no entanto, que esta combustão é mais lenta, assim como também necessita de mais oxigénio e apenas se pode fazer na presença de açúcar. Portanto uma fraca resistência, isto é uma menor eficácia durante a corrida, vem de um esgotamento progressivo de açúcar. Daí que uma das mais importantes caractersticas de treino do Maratonista é seguir um método que ensine os seus músculos a queimar uma maior % de gordura e desse modo reservar uma boa quantidade de açúcar para a última parte da corrida.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Artigo (quase) técnico 1

Sou um ex atleta que tenho em comum com os atletas as lesões, quer isto dizer que
antigamente treinava sempre, mas uma vez por outra estava lesionado, agora estou sempre lesionado e uma vez por outra treino. Talvez fruto da minha carreira desportiva a qual contemplou 19 Maratonas e não sei quantas M/Maratonas, no entanto é do conhecimento geral que a função de um atleta é treinar o melhor possível na expectativa do melhor resultado possível, só que isso tem um preço, dado que nos aproximamos muito da fronteira que o nosso corpo resiste. Eu costumava dizer que se o corpo obedecesse ao pensamento seria um esqueleto.
Mas vem isto a propósito de alguns conselhos para as longas distâncias: Não esquecer o chamado treino invisível.
Recuperação e Regeneração: estar sempre atento á regra do 1/2 dia, necessitamos até novo esforço intensivo, de 1/2 dia de descanso por cada Km de competição, repousar o mais possível especialmente á medida que a idade avança, um bom descanso é tão importante como um bom treino.
Banho: Para alem de limpar a pele permite uma maior activação da circulação com a consequente aceleração da entrada das toxinas no circuito sanguíneo e acalma o sistema nervoso.
Massagem: Tantas vezes ignorada entre nos podemos acrescentar que atraves dela se consegue uma drenagem pelo sangue dos resíduos originados pelo esforço aliviando deste modo a tensão nos músculos e nas articulações, o que na prática significa uma diminuição no risco de lesões (contraturas roturas musculares)
Alimentação: Após o esforço, o qual tem uma influência dicisiva em termos de aceleração em todo o processo de recuperação, uma das normas a ter em conta neste campo é que a 1ª refeição só devera a ser ingerida 2 horas depois do esforço a não ser que se verifiquem vómitos ou outras más disposições, assim como esta primeira refeição deve ser composta por Hidratos de Carbono, fruta e muitos líquidos, a sua ingestão deve ser lenta e moderada, evitar as gorduras.

O Meu Blog

O meu blog é como o vento ninguém o vê mas existe, se calhar mais como um Diário meu do que qualquer outra coisa útil, no entanto se alguém o visitar por engano fica desculpado. Cheguei até aqui porque temos todos em comum o atletismo e é por via disso que temos conhecimento
da existência destes blogs, irei aceitar o convite do meu grande amigo Adelino a expor alguns artigos ( quase ) técnicos e também a ajudar com a minha experiência. Estarei sempre disponível para colaborar em alguma questão que me seja colocada.
Como o desporto está sempre ligado á cultura, digo eu, tentarei também estar atento e através de alguns artigos que ache interessante.