quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

10º circuito do Centenário

HOMENAGEM AO ATLETA ARMANDO ALDEGALEGA

10-Janeiro-2010

A Cooperativa "A Sacavenense", instituição com estatuto de utilidade pública, fundada em 31 de Janeiro de 1900 por iniciativa de um grupo de trabalhadores, na sua maioria da Fábrica da loiça de Sacavém, tendo como objectivo a defesa e promoção dos princípios cooperativistas. Útimamente, vem a cooperativa desenvolvendo actividades nas áreas da cultura, recreio, desporto, tempos livres e formação profissional, em prol dos seus associados e da população em geral.

Encontrando-se presentemente a comemorar o seu 110º. Aniversário de cuja comemoração faz parte a realização de uma prova de atletismo, denominada "Circuito do Centenário" pois teve início aquando da comemoração do 100º. Aniversário. Esta prova que tem tido grande aceitação e atrai inúmeros participantes, teve no dia 10 de Janeiro a 10ª realização, na qual se aproveitou para homenagear o grande atleta Armando Aldegalega, atleta de reconhecidos méritos e um grande companheiro de todos os que com ele convivem.

Esta honra fez parte do 26º. Troféu "Corrida das Colectividades" do Concelho de Loures.

Na entrega dos prémios contamos com a presença do Vice-Presidente da C.M. de Loures, João Pedro Domingos e do vereador do Departamento do Desporto, Ricardo Leão, Presidente da Junta de Freguesia de Sacavém, José Leão e dos elementos dos Órgãos Sociais da Cooperativa.

Em relação á competição própriamente dita foi batido o recorde de presenças sendo de realçar que desta vez dos 905 inscritos no 26º Troféu " Corrida das Colectividades" do Concelho de Loures chegaram ao fim 445 atletas dos quais cerca de 200 eram jovens até ao escalão de juvenis. Numa altura em que até os apoios Públicos começam a faltar começa a ser cada vez mais difícil levar por diante estas iniciativas. Com todo o respeito que tenho pela apreciação do meu grande amigo Adelino no seu blog, e ela reflecte de certeza a opinião dos restantes participantes com os quais eu próprio também concordo, no entanto por ser verdade e apenas como informação para aquilo que o meu amigo diz não haver justificação devo chamar a atenção do seguinte: Em edições anteriores nunca esta prova teve a participação de mais de 290 atletas, com base nesse registo foram compradas 400 T.Shirts que seriam entregues da seguinte forma, as (S) para a prova de Benjamins as (M) para Infantis e Iniciados e depois de forma aleatória as restantes (L), (XL) e (XXL) que no caso eram apenas 10, desta vez tivemos e ainda bem 452 atletas situação que não passou despercebida a ninguém. Lamentavelmente nem para o pessoal que graciosamente trabalhou ou mesmo para elementos da direcção houve camisolas, uma vez que nesta prova nunca se tinham dado t.shirts a ideia era melhorar e ir ao encontro do desejo dos atletas. A falta de água, foram colocadas paletes suficientes á porta do edifício embora eu tivesse pedido para ser todas transportadas par o local da chegada, ouve de facto um certo facilitismo da parte de quem estava designado par o efeito e sou eu ainda quando chego no jipe que alertado para tal situação, vou a correr mais um atleta buscar mais águas mas o erro já estava feito.

Em relação á senhora direi apenas que fui atraiçoado para não melindrar ninguém.
Quando um membro de uma direcção apresenta um projecto em reunião de direcção e ninguém está muito interessado, nem em aceitar muito menos em colaborar e consegue por de pé um evento destes apenas com a colaboração de alguns amigos será sempre uma vitória.
Mas para para o ano se calhar corre tudo bem, basta que para isso esta prova não se realize.
P.S. tenho os resultados em PDF mas não sei coloca-los e mais algumas fotografias se alguém estiver interessado em explicar agradeço. Obrigado





























2 comentários:

  1. Amigo Gravito.
    Longe pensar-se que um simples comentário visa destruir tanto empenho de uns quantos e denegrir a imagem de uma Instituição da grandeza da Cooperativa a Sacavenense. Pontualmente foram assinalados, para bem da própria organização, alguns percalços facilmente ultrapassáveis, como aliás bem reconheces. Provavelmente eu não teria escrito o que escrevi se tivesse chegado um pouco mais cedo à meta, onde nessa altura nada faltava, mas como as pernas não me ajudaram cheguei numa altura em que estava a fazer-se a diferença entre a prova deste ano e a do Ano passado, isto é, quando se estavam a passar as previsões mais otimistas feita pela organização, como disse apanhei a última garrafa e t-shirs nem vê-las, depois bem, depois foi a confusão, bastava ali uma pessoa de bom senso e aquilo resolvia-se, acho que a tua expressão diz tudo.
    Mas não se pode julgar uma organização no seu todo por causas menores que no seu contexto pouco significado têm. Com todo o respeito direi que é pouco feliz que se diga que a melhor forma de melhorar uma organização de uma prova seja acabar com ela, desde quando?.
    Penso que basta apenas limar algumas arestas importantes para que esta prova consiga singrar no aspetro das melhores que por cá se realizem, para isso basta que no futuro o Gravito não tenha de dar as partidas dos diversos escalões; esteja à entrada dos funis a orientar a descipla de chegada; ande a acompanhar as corridas no respectivo carro de som; esteja preocupado com o desenrolar da chegada e para que nada falte; ter de ir a correr buscar a água que já lá devia estar no funil de chegada e para isso alguém não cumpriu; Sim, o Gravito tem de estar preocupado com tudo isto, mas não a executar, isso é trabalho de equipa , isto tem de ser um trabalho colectivo, e se alguém pensa que cumpriu só porque no final as coisas até acabaram por se resolver está enganado. Compreendo aí uma certa revolta, não pelo que escrevi mas por uma certa impotência para que estas pequenas mazelas não tivessem acontecido, não deves dar demasiada importância a isso até pela longa experiência que já adquiriste e pelo conhecimento que tens de que não existem organizações onde tudo decorra na perfeição, nem nas melhores e algumas delas eu já fiz referência, sempre nas melhores intenções.
    Não penses que o teu trabalho saíu desvalorizado, antes pelo contrário, porque te conheço não te vais deixar abater, o meu papel ali foi correr e porque tenho um blogue escrevi fielmente as incidências da minha participação, nunca no sentido de escrever para destruir, essa não é a minha postura, nem em Sacavém nem em lado algum.
    Ás vezes pensamos que temos tudo controlado mas basta que uma pedra do xadrês não saiba, ou não queira saber, dar o passo correcto na resolução de um determinado problema e a estratégia que foi montada acaba por enfrentar dificuldades inesperadas que depois resultem em frustação para quem tudo deu e para que tudo corresse de forma exemplar.
    Caro amigo Gravito, sem Sress e com um forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro Gravito
    parabéns pelo aniversário, pela prova e muito prinicpalmente pela homenagem à lenda (opinião pessoal é claro)Armando Aldegalega.
    Aproveito para pedir desculpa por não o ter reconhecido nos Olivais, só mais tarde pela foto que o Adelino tirou ao grupo vi que lá estava.
    Abraço.

    ResponderEliminar