quarta-feira, 3 de junho de 2009

Artigo (quase) técnico 1

Sou um ex atleta que tenho em comum com os atletas as lesões, quer isto dizer que
antigamente treinava sempre, mas uma vez por outra estava lesionado, agora estou sempre lesionado e uma vez por outra treino. Talvez fruto da minha carreira desportiva a qual contemplou 19 Maratonas e não sei quantas M/Maratonas, no entanto é do conhecimento geral que a função de um atleta é treinar o melhor possível na expectativa do melhor resultado possível, só que isso tem um preço, dado que nos aproximamos muito da fronteira que o nosso corpo resiste. Eu costumava dizer que se o corpo obedecesse ao pensamento seria um esqueleto.
Mas vem isto a propósito de alguns conselhos para as longas distâncias: Não esquecer o chamado treino invisível.
Recuperação e Regeneração: estar sempre atento á regra do 1/2 dia, necessitamos até novo esforço intensivo, de 1/2 dia de descanso por cada Km de competição, repousar o mais possível especialmente á medida que a idade avança, um bom descanso é tão importante como um bom treino.
Banho: Para alem de limpar a pele permite uma maior activação da circulação com a consequente aceleração da entrada das toxinas no circuito sanguíneo e acalma o sistema nervoso.
Massagem: Tantas vezes ignorada entre nos podemos acrescentar que atraves dela se consegue uma drenagem pelo sangue dos resíduos originados pelo esforço aliviando deste modo a tensão nos músculos e nas articulações, o que na prática significa uma diminuição no risco de lesões (contraturas roturas musculares)
Alimentação: Após o esforço, o qual tem uma influência dicisiva em termos de aceleração em todo o processo de recuperação, uma das normas a ter em conta neste campo é que a 1ª refeição só devera a ser ingerida 2 horas depois do esforço a não ser que se verifiquem vómitos ou outras más disposições, assim como esta primeira refeição deve ser composta por Hidratos de Carbono, fruta e muitos líquidos, a sua ingestão deve ser lenta e moderada, evitar as gorduras.

1 comentário:

  1. Olá Francisco!

    Parabéns pelo blogue, que conheci atrávés do blogue do Joaquim Adelino, e que eu passarei também agora a seguir.

    Obrigado por transmitir os conselhos dados neste post.

    Um abraço e continuação de bons treino/corridas!

    ResponderEliminar