Integrada nas comemorações do 110º aniversárioQuando queremos, tudo é possível
Integrada nas comemorações do 110º aniversário
Hoje Sonhei
" As leis são como as noivas, nasceram para ser violadas" Treino intervalado (T.I.) a 100%, este tipo de treino contribui mais para o desenvolvimento da capacidade aeróbica máxima é efectuado em fracções, relativamente curtas de 200 a 500 mts e é alternado com períodos de recuperação activa de 1,30" a 3´30" a sua intensidade é de 90% a 105% e serve também, dizia-se no meu tempo para termos noção do andamento, e o ritmo nas pernas, pode ser feito na pista ou na estrada, mas com local devidamente marcado para poder-mos avaliar a regularidade dos tempos.
4 exemplos --Nº de repetições-----Int. ----Dist. Mts --Intensidade %
A -----------------12 a 20 --------1´30" a 2´ ----200 ------100 a 105
B -----------------10 a 20 -------1´30" a 2´15" --300 ------95 a 100
C -----------------8 a 20 --------1´30" a 2´30" --400 -------90 a 95
D --------------- 4 a 10 ---------2´30" a 4´30" ---500 ------90 a 95
Cada um destes treinos deve ser sempre feito depois de um período de aquecimento, 30´no Inverno 20´no Verão alguns exercícios de flexibilidade 4 ou 5 acelerações de 60 a 100 mts e no final do T.I. o regresso á calma exemplo 10´de corrida lenta e mais alguns exercícios de descontracção.
O método de planificação de treino sugerido neste artigo deve ser adaptado de acordo com os interesses e a disponibilidade de cada atleta, que no entanto não deve descurar os aspectos relacionados com a sua disciplina tais como a alimentação, preparação psicológica, técnica, táctica. Etc. Depois como eu costumava dizer há dois tipos de atletas o TALENTO e o TÁ-LENTO
Não se esqueçam o comentário está para o blog como a marca cronometrica para o atleta.
Maratona de Granada
Jack Foster 
* 100% é levantar o equivalente ao n/ peso
Para quem trabalha com a pulsação não esquecer que em grande esforço esta não ultrapassa o factor 220 quando nascemos e depois é sempre menos 1 por cada ano assim um atleta com 50 anos tem um batimento máximo de 170.
Espero que este artigo ajude em alguma coisa em caso de dúvidas cá estou.
Meeting de Alvalade
Foto tirada em Alvalade com os irmãos Castro, numa altura em que quanto mais treinava mais sorte tinha.
O seu desenvolvimento depende das caractirísticas específicas do atleta (tensões, musculos, ligamentos, superfícies das articulações). Uma boa flexibilidade geral é atingida sempre que todas as articulações do corpo mostrem conresponder às capacidades dos movimentos, esta adquire então um grande significado e, é favoravelmente influenciada através dos exercícios que no entanto nunca deverão provocar dor, se isso acontecer é melhor parar o exercício. Também estes, em caso algum, devem ser feitos por meio de esticão, antes porém com grande suavidade, e permanecer esticado durante 20" a 30" usar a teoria da pastilha elástica, com suavidade ela vai alongando, com esticão ela parte.
Para este exercício ser completo primeiro tencionar e só depois alongar. Há vários exercícios que toda a gente conhece, o importante é sensibilizar para a necessidade que o atleta tem de pelo menos três vezes por semana trabalhar esta componente.
Nunca se esqueçam que a flexibilidade não se melhora, apenas se vai impedindo de se perder, é quando nascemos que atingimos o ponto máximo da elasticidade, quem não se lembra de conseguir morder o dedo grande do pé.
Uma coisa é dizer que hoje não vou treinar, e outra é dizer que não posso treinar. Vocês sabem o que eu quero dizer
Maratona, por volta dos 27 km ( França ) 